[Resenha] Harry Potter e a Ordem da Fênix - J.K. Rowling

31 de jan de 2013
Harry Potter e a Ordem da Fênix - J.K. Rowling
Editora: Rocco
ISBN: 9788532527882
Ano: 2012
Páginas: 704
Classificação: 

Harry Potter chegou à adolescência. E, junto com as transformações desta época tão importante, vive seus dias mais sombrios na escola de magia de Hogwarts. Aos 15 anos, continua sofrendo a rejeição dos Dursdley, sua estranhíssima família no mundo dos trouxas, ou seja, todos os que não são bruxos. Também continua contando com Rony Weasley e Hermione Granger, seus melhores amigos em Hogwarts, para levar adiante suas investigações e aventuras. Mas o bruxinho começa a sentir e descobrir coisas novas, como o primeiro amor e a sexualidade. Nos volumes anteriores, J. K. Rowling mostrou como Harry foi transformado em celebridade no mundo da magia por ter derrotado, ainda bebê, Voldemort, o todo-poderoso bruxo das trevas que assassinou seus pais. Neste quinto livro da saga, o protagonista, numa crise típica da adolescência, tem ataques de mau humor com a perseguição da imprensa, que o segue por todos os lugares e chega a inventar declarações que nunca deu. Harry vai enfrentar as investidas de Voldemort sem a proteção de Dumbledore, já que o diretor de Hogwarts é afastado da escola. E vai ser sem a ajuda de seu protetor que o jovem herói enfrentará descobertas sobre a personalidade controversa de seu pai, Tiago Potter, e a já anunciada morte de alguém muito próximo. O desaparecimento de um dos personagens centrais da trama é um dos trunfos de A Ordem da Fênix que, com isto, transforma-se no livro mais dramático da série até agora.
Resenha:
Harry Potter e a Ordem da Fênix me assustou pela quantidade de páginas, são 704! Um verdadeiro livro monstro. Tive medo de me entediar durante a leitura, acabar achando chato e meu encanto pela saga ir por água abaixo. Mas felizmente, terminado a leitura, estou mais apaixonado ainda e sem restar dúvida alguma, tenho o meu livro preferido até agora.

Para vocês terem uma ideia de como o quinto livro da saga é sombrio, logo de início temos Dementadores invadindo o mundo dos trouxas e Harry quase sendo expulso de Hogwarts. Sim, os guardas de Askaban, aqueles que se alimentam sugando lembranças felizes, aparecem na Rua dos Alfeneiros e atacam Harry e Duda, burlando todas as regras do Ministério da Magia, Potter é obrigado a usar o Patrono para se defender.E aí vocês já viram, né? Harry acaba sendo convocado a uma audiência disciplinar no Ministério da Magia pelo uso indevido de magia em uma área habitada por trouxas, o que acarretará a sua expulsão da escola de magia e bruxaria.

No quarto livro, Harry Potter e o Cálice de Fogo, Voldemort retornou de uma vez por todas, se reergueu e está fortalecido em busca de seguidores para aumentar seu exército de fiéis Comensais da Morte. Ele está disposto a terminar o que começou a anos atrás, quando não conseguiu matar Harry Potter quando ele era apenas um bebê. Chegamos ao grande problema do livro, o Ministério da Magia se recusa em acreditar no retorno do Lorde das Trevas, Cornélio Fudge encara as revelações de Dumbledore como boatos e uma forma de tirar seu cargo de ministro.

A Ordem da Fênix é uma organização fundada por Dumbledore com a finalidade de enfrentar Voldemort e impedir que seus planos sejam concretizados. A sede fica no Lago Grimmauld, 12, em Londres, na casa da Família de Sirius Black, que está foragido desde o terceiro livro da saga. É lá que Harry passará o resto de suas férias, com os Weasley, Lupin, Olho-Tonto Moody, Sirius, Monstro (o elfo doméstico resmungão da família) Hermione e mais outros tantos bruxos que aparecem na estória agora.

Harry está extremamente tenso nesse livro, irritado e explosivo, mas não é para menos, o Lorde das Trevas retornou de vez e sua cicatriz dói mais que nunca, sem falar que seus sonhos se transforam em visões compartilhadas com o próprio Voldemort que está invadindo sua mente... Potter sonha constantemente com o Departamento de Mistérios, o que significa isso afinal?

 Hogwarts se transforma em um verdadeiro inferno, o Ministério começa a interferir na escola e nomeia uma nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas, apresento a vocês o diabo na terra: Dolores Umbridge. Me faltam palavras para expressar o meu ódio por essa personagem, bufei de raiva lendo, sério. Harry , que não tem papas na língua, acaba recebendo tantas detenções desumanas que não me cabe descreve-las aqui, leiam e fiquem pasmos. Em um ponto do livro ela é nomeada Alta Inquisidora e começa a inspecionar os professores, acompanhado as aulas e colocando vários em observação, julgando-os como incapacitados para atender as exigências de ensino que o Ministério almeja para Hogwarts. Ela chega a demitir professores! Toda essa baderna apoiada pelo Ministro Fudge, que é outro personagem que odeio com todas as forças. É de se esperar que uma professora de Defesa Contra as Artes das Trevas ensine a prática, certo? Mas Umbridge se contenta com a teoria e fim de papo. Hermione insiste que os alunos devem aprender a matéria prática, agora que Voldemort retornou eles precisam saber se defender e quem é mais preparado para isso, se não o próprio Harry que já o enfrentou tantas vezes? Surge então a AD ou Armada de Dumbledore, onde Harry passa a dar aulas secretas aos alunos interessados. Tenho que confessar que isso não vai acabar bem...

Hermione ainda não desistiu da F.A.L.E (Fundação de Apoio à Libertação dos Elfos-Domésticos) mas com os testes dos N.O.M.S. chegando ela vai deixar os elfos um pouco de lado. Rony se torna goleiro do time de Quadribol da Grifinória e  o Rei da Sonserina. Nesse livro Harry vai dar o seu primeiro beijo com a garota mais chata de toda a saga. Hagrid passa boa parte do livro em uma missão para a Ordem e retorna um tanto que misterioso, seus segredos são realmente gigantes. Quem me conquistou nesse livro foi Neville Longbottom, me emocionei com a estória de seus pais, e poxa, ele foi tão digno e corajoso, sem falar que ele poderia ser o próprio Harry, poderia ser ele com aquela cicatriz... A excêntrica Luna Lovegood é amável. Dumbledore aparece em poucos mas importantes momentos, se preparem para amar esse homem! Minerva McGonagall vai deixar as coisas mais divertidas em meio a tensão que Umbridge trouxe.

As visões de Harry acabam levando ele diretamente ao perigo, bem, é de se esperar que haja uma batalha como em todos os outros livros. Os capítulos finais, que tomam mais de 100 páginas, me deixaram com o coração na garganta, a boca seca, eu não li, eu devorei esse livro. Não existe outra palavra, se não "perfeição" para melhor defini-lo. Harry vai descobrir o porque de muitas coisas, a resposta para várias perguntas e tantas outras questões se formarão. Vamos sofrer junto de Potter com a morte de um personagem querido e vibrar com a luta entre o Lorde das Trevas e Alvo Dumbledore.

"Aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas se aproxima... nascido dos que o desafiaram três vezes, nascido ao terminar o sétimo mês... e o Lorde das Trevas o marcará como seu igual, mas ele terá um poder que o Lorde das Trevas desconhece... e um dos dois deverá morrer na mão do outro pois nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver... aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas nascerá quando o sétimo mês terminar..."

28 comentários:

  1. Esse é o meu preferido, onde as coisas começam a ser explicadas melhor e se encaixar!
    Adoro o esconderijo da Ordem e toda a emoção da profecia!
    Chorei muito com a morte e fiquei com raiva da imaturidade e prepotência do Potter.
    Perfeito!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. A partir desse a história parece começar a se encaixar melhor né? Gostei muito desta resenha, parabéns! :D

    ResponderExcluir
  3. Pena que não curto muito essa série, mas a resenhas está de parabéns! Muito explicativa.

    ResponderExcluir
  4. E realmente as pessoas que são fãs desta serio tem motivos para isso. gostei da resenha, ficou muito boa.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não vi o filme desse livro... Acho que antes de ver, preciso ver todos os outros novamente para lembrar dos detalhes (ou ler os livros).

    ResponderExcluir
  6. eu ainda nao li esse.
    dei uma parada no calice de fogo ;w;

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei tanto da resenha que bateu até uma vontadezinha de ler. :)

    ResponderExcluir
  8. Ai esse livro. Confesso que li depois do filme, e fiquei ansioso pela morte do almofadinhas :x No mais, o livro é tenso, e me deixou com muito ódio da vaca rosa do ministerio.

    ResponderExcluir
  9. Sou apaixonada por esse livro da série, foi um dos que li mais rápido, acho que só perdeu na minha rapidez para o cálice de fogo. Amei conhecer a ordem *-* Esse livro é cheio de detalhes tão perfeitos, tão viciantes, os acontecimentos são narrados de uma forma que vc nem vê a leitura passar.

    ResponderExcluir
  10. Nenhum livro da Rowling é entendiante, cada página é sinônimo de quero +! Mesmo esse gigante qd terminei queria +! Por isso quero que ela lance mais sobre universo!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  11. Este é um dos melhores livros da série, e confesso minha decepção com o filme. Acho que por ter sido um ótimo livro esperei muito do filme.
    Parabéns pela resenha! :)

    ResponderExcluir
  12. O livro é ótimo, lembro que tive que esperar pelo lançamento, mas a partir deste livro, os filmes começaram a dever muito no cinema. Provavelmente pelo fato de que são muitos acontecimentos durante o livro, e todos riquíssimos em detalhes, então logicamente, uma "adaptação" nunca supre a demanda.

    ResponderExcluir
  13. Chorei demais neste livro. Sério kkk

    Bjs,
    www.acervodemiss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Você faz boas resenhas. Confesso até que está me animando! rs
    Coloquei o nome do meu cachorro de Dobby, gostei dele em um dos filmes que vi. kkk
    Mas não pensei que ele ficaria tanto tempo na história.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Me decepcionei quando assisti ao filme por ser completamente diferente do livro. Foi pouquíssimo fiel!

    ResponderExcluir
  17. Caramba nesse eu chorei... a morte de Sírius foi um baque pra mim, odeio Belatriz Lestrange. Adorei como expôs a trama, você é bom garoto! Tenho certeza que iria para a "Sonserina"...rsrsrs

    ResponderExcluir
  18. Um dos meus favoritos!! Gosto muito da A.D, do Harry ensinando o pessoal!! Da Luna e Neville lutando e integrando o grupo.
    Dos gêmeos e seus experimentos ^^
    Dolores Umbridge me irritou profundamente, como a todos os alunos da escola.

    ResponderExcluir
  19. fiquei muito triste com a morte do sirius. Grande sirius :(

    ResponderExcluir
  20. Dolores, a pior personagem da série! Ainda bem que depois foi presa por maltrato aos nascidos trouxas.

    ResponderExcluir
  21. Essas 704 paginas deve ser uma porção de felicidade para quem gosta de HP como eu, o enredo é fascinante e me faz querer ler logo logo, o filme é incrível e o livro deve ser muito mais ainda.abraços!

    ResponderExcluir
  22. Quero muito ler este livro! Sou apaixonada por HP! Adorei as novas capas brancas!

    ResponderExcluir
  23. Para mim, é o livro dos esclarecimentos. Apesar de não ser um dos meus favoritos. É bom para você começar a entender tudo. =)
    Sem contar que acho estes um dos livros mais darks da saga. =)

    ResponderExcluir
  24. Um dos meus preferidos da saga, se bem que não tenho como colocar em ordem de qual mais gostei. Eu adoro todos!

    ResponderExcluir
  25. Resenha boa demais...Esta é uma saga que realmente faz muito sucesso!!

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Todos os livros são muito gostosos de ler, esse apesar de ter muitas páginas, li em pouco tempo, de tão viciada que fiquei. Tem várias partes favoritas minhas, neste <3 E também chorei.

    ResponderExcluir

Não esqueça de dar sua opinião nesse espaço.Seu comentário é muito importante.
O QUE ACHOU DESSE POST?

TERROR

Jantar Secreto - Raphael Montes
Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de...
Jogos Macabros - R. L. Stine
Conhecido mundialmente por seus livros de terror e suspense, com centenas de milhões de exemplares vendidos, R. L. Stine desponta no cenário da ficção juvenil pela genialidade na criação de enredos sinistros...
Psicose - Robert Bloch
O clássico de Robert Bloch, foi publicado originalmente em 1959, livremente inspirado no caso do assassino de Wisconsin, Ed Gein. O livro teve dois lançamentos no Brasil, em 1959 e 1964...
Nosferatu - Joe Hill
Victoria McQueen tem um misterioso dom: por meio de uma ponte no bosque perto de sua casa, ela consegue chegar de bicicleta a qualquer lugar no mundo e encontrar coisas perdidas. Vic mantém segredo sobre essa...
O Vale dos Mortos - Rodrigo De Oliveira
Com passagens por Brasília, Estados Unidos, China e França, O Vale dos Mortos baseia-se na profecia de que um planeta intruso ao sistema solar, ao raspar por nossa...

FANTASIA/ POLICIAL

LEIA MAIS

ESPECIAIS ♥

Juntando os Pedaços - Jennifer Niven
Jack tem prosopagnosia, uma doença que o impede de reconhecer o rosto das pessoas. Quando ele olha para alguém, vê os olhos, o nariz, a boca… mas não consegue juntar...
O Livro de Memórias - Lara Avery
Sammie sempre teve um plano: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e sair da cidade pequena onde mora o mais rápido possível.E nada vai ficar em seu caminho — nem mesmo uma rara doença...
Simon vs. a agenda Homo Sapiens - Becky Albertalli
Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da...
Quando finalmente voltará a ser como nunca foi - Joachim Meyerhoff
Isso é normal? Crescer entre centenas de pessoas com deficiência física e mental, como o filho mais novo do diretor de um hospital...
Eu Te Darei o Sol - Jandy Nelson
Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia...

POLICIAL

LEIA MAIS