[Resenha] Um dia - David Nicholls

5 de abr de 2013
Um dia - David Nicholls
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580570960
Ano: 2011
Página: 416
Página do livro no Skoob
Classificação: 

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.
Resenha:
Os dois se conhecem em 15 de Julho de 1988 na formatura da faculdade.
Suas vidas são marcadas por uma noite.
Desde então,iremos acompanhar os vinte anos seguintes,sempre no dia quinze,das vidas de Dexter e Emma.
Todas as inseguranças,os medos,as alegrias,as tristezas,os altos e baixos.Vinte anos de duas pessoas que nasceram para ficarem juntas e são apenas amigas.Dexter Mayhew é o tipo de personagem que você odeia.Quer dizer,que EU odeio.Rico,fútil,sem noção,não sabe o que fazer da vida,estraga oportunidades incríveis de ser feliz fazendo algo certo,um cara perdido na própria existência.Mas claro que a gente ama e torce.Torce para que ele dê valor a Emma,que perceba o quanto pode ser feliz com ela,que seja menos idiota mesmo.Dexter tem tudo para ser o cara mais sortudo do mundo e não aproveita ao máximo.Quer dizer,aproveita sim,mas não da forma certa. Mas o Dex é um cara normal,com anseios e sonhos,angústias e buscando a aceitação.

Emma Morley,tem medo de ser feliz.Odeia o emprego,odeia o lugar onde mora,odeia não ter dinheiro nem sucesso.Meio que se aceitou como uma pessoa triste e mal amada.
Mas no decorrer do livro,não tem como se apaixonar pela Em.
Ela é a mulher dos sonhos,sabe? Inteligente, engraçada,apaixonada por livros (sonha em ser escritora),ela tem um brilho próprio,mas como muitas pessoas,ela não vive a vida dos seus sonhos.

Dex e Em,Em e Dex.

Não posso falar quem é Dexter e quem é Emma ao certo.São vinte anos.Duas pessoas.
Conseguem imaginar quantas coisas acontecem na vida dos dois? Cada  um vivendo sua vida separadamente,mantendo um certo contato,lá no fundo cada um sabe a falta que o outro faz. A amizade de Dex e Em é uma coisa linda se ver,linda mesmo,é pura,é sincera.Mas não é só isso.Existe amor nela,amor de verdade.Eles se amam.Só não sabem disso,ou sabem e não querem estragar a amizade.Eles falam muito pouco sobre o que sentem um pelo outro. É incrível a capacidade de não se ver a felicidade ali tão próxima, é só pegar. Às vezes não é tão tarde para se consertar as coisas. Um dia,é um livro para ser lido com o coração. É tão palpável,possível,pode ser a vida de qualquer um. Se deixem envolver com a estória de Dex e Em,em certo ponto você se identifica.A vida é a mesma para todos,uma sucessão de dias vazios,incompreensíveis,desafiadores.O que você vai fazer da sua vida? E qual a importância de se fazer as coisas? Afinal um dia você morre,e tudo que pensou e sentiu se desfaz,desaparece para sempre.

Preciso dizer que a vontade de ler “Um dia” surgiu da tamanha quantidade de comentários que ouvi a respeito do livro:“Solucei de tanto chorar no final.”,”É perfeito.”,”Você tem que ler.”,entre outros.
Lamento dizer que não chorei.Foi um dos livros mais lindos que li,me emocionei mas não cheguei a chorar.É tocante sem ser chato,é fofo sem ser meloso. Eu diria que é perfeito. Dei altas gargalhadas,em nenhum momento a leitura se torna cansativa,com certeza um dos meus livros preferidos. 

26 comentários:

  1. Comprei este livro anteontem, não sei ao certo quando irei ler, mas gostei bastante da sua resenha, me animou.

    Beijos
    http://fromafallenangelsheart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. awn esse livro parece ser tão fofo

    ResponderExcluir
  3. É bom saber que o livro é muito bom, pois já conhecia o livro mas nunca tinha lido, e sempre ouvia bons comentários a respeito da estória que envolve os personagens principais e pude ter a honra de assistir ao filme em que Anne Hathaway protagoniza e gostei, espero que a leitura seja tão boa quanto foi o filme! Está super recomendado!!! Valeu! =)

    ResponderExcluir
  4. Esse livro deve ser incrível! Adoro histórias comoventes e morro de vontade de ler e assistir ao filme (sou super fã da Hathaway). Minha amiga já leu e disse que o enredo é lindo; e mesmo sem ler já consigo imaginar a mesma coisa. Melhores amigos e confidentes? Não tem como não seguir este caminho...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo08:01

    Hi therе! I realize this is ѕomeωhat оff-tоρic but I had to ask.
    Doеs managing a ωell-establіѕhed blog such
    as yours takе a laгge amount of wοrk?
    I am completely new to орerating a blog but I
    do wrіte іn my journal evеrуԁay.
    I'd like to start a blog so I can share my own experience and views online. Please let me know if you have any ideas or tips for new aspiring blog owners. Thankyou!

    Here is my web site :: prix du cialis

    ResponderExcluir
  6. Quando assisti o livrpo, achei a personagem Emma muito fraca, chatinha até, mas no livro até parece outra pessoa! Adorei a narrativa do Davis Nicholls

    ResponderExcluir
  7. Assisti ao filme mas ainda não li o livro, e pelo jeito deve ser tão bom quanto *-*
    beijoss

    ResponderExcluir
  8. Anônimo18:40

    This is very interesting, You are a very skilled blogger. I've joined your rss feed and look forward to seeking more of your great post. Also, I have shared your web site in my social networks!

    Review my webpage HCG diet

    ResponderExcluir
  9. Faz tempo que quero ler esse livro. Ainda não tive a oportunidade. Acho que vou ficar com raiva do Dex também... não gosto de homem assim.

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é sempre bem comentado, mas acho que é a primeira resenha que vejo dele ;/ Gostei bastante e até me empolgou para ler o livro. Eu baixei o filme então eu também quero ver. hahah
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei muito desse livro, me despertou todo tipo de sentimentos, a narrativa é envolvente.

    ResponderExcluir
  12. Ja tinha ouvido falar do livro, nao fiquei com vontade de ler.
    Gostei da resenha e acabei colocando esse livro na minha lista e assim que possivel vou ler.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bom?
    Te conheci lá no skoob e vim conferir!
    Assisti Um Dia mas ainda nao consegui ler o livro.
    Se chorei no filme, imagina se não vou chorar no livro?
    Parabéns pela resenha, adorei!
    Tem post novo lá no blog!
    Beijão
    endless-poem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Assisti o filme, e só depois fui saber do livro. Se o filme é bom, imagino o livro.

    ResponderExcluir
  16. Eu assisti ao filme que considerei bom. Mas, o fato é que eu nem sabia que tinha o livro, e que o filme que asssiti tinha sido adaptada para o cinema por causa deste livro.

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha vou comprar pra ler! :)

    ResponderExcluir
  18. Já li, é muito bom! A história é engraçada, envolvente e triste ao mesmo tempo! Adorei, muito bom!

    ResponderExcluir
  19. "um dia" lerei esse livro ^^

    sonholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. amei a sinopse só n compro pq tô sem dinheiro :(

    ResponderExcluir
  21. Eu estava com esse livro em mãos e quase passei pra frente quando vi umas resenhas que me desagradaram, mas decidi dar uma chance, li uns capítulos e continuei :) Gostei também. Pela capa (do filme) achei que seria um pouco mais romantico do que é realmente, eu gostei do foco de amizade entre eles, e pelo foco também na questão "o que ser agora que cresci?"
    Também não gostei do Dexter, e ter ouvido falar sobre esse personagem antes que me deixou receosa, mas achei válida a história dele também, e a Emma realmente é legalzinha xD

    ResponderExcluir
  22. Tenho ele na minha estante, adorei sua resenha!! Será uma das minhas próximas leituras!

    ResponderExcluir
  23. Vixi depois que você disse que Dexter é um cara "rico, fútil, sem noção, não sabe o que fazer da vida, estraga oportunidades incríveis de ser feliz fazendo algo certo, um cara perdido na própria existência" já estou com um pé atrás deste livro, pois odeio personagens assim e por culpa deles sempre acabo abandonando a leitura, mas ainda sim sinto muita vontade de ler, talvez seja necessário eu fazer isso para tirar minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  24. Amei este livro com todas as forças e odiei também na mesma proporção. Dexter otária, Emma é amor.

    Sim, e que final odiável foi aquele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *Dexter otáriO... kkkkkkkkkkkk...

      Excluir
  25. Amei o livro, o autor DAVID NICHOLLS é incrível, porque ao mesmo tempo que gostamos do livro, ficamos com raiva do protagonista Dexter, sério tinha hora se pudesse tinha dado porrada nele.
    Mas Emma é muito legal, só achei que ela tinha que ter + confiança e lutar + pelo que queria.. Mas me apaixonei..

    ResponderExcluir

Não esqueça de dar sua opinião nesse espaço.Seu comentário é muito importante.
O QUE ACHOU DESSE POST?

Resenhas

Alien - Alan Dean Foster
A tripulação da nave Nostromo é despertada antes do tempo de seu sono criogênico. Misteriosos sinais vindos dos confins do espaço são recebidos pelo computador de bordo, e a equipe é acionada para...
Star Wars: Um Novo Amanhecer - John Jackson Miller
Desde os terríveis acontecimentos em STAR WARS - Episódio III: A vingança dos Sith, quando todos os Jedi foram perseguidos e condenados à morte, Kanan Jarrus tem...
Eu, Robô - Isaac Asimov
Eu, robô reúne os primeiros textos de Isaac Asimov sobre robôs, publicados entre 1940 e 1950. São nove contos que relatam a evolução dos autômatos através do tempo, e que contêm em suas páginas, pela...
Nosferatu - Joe Hill
ictoria McQueen tem um misterioso dom: por meio de uma ponte no bosque perto de sua casa, ela consegue chegar de bicicleta a qualquer lugar no mundo e encontrar coisas perdidas. Vic mantém segredo sobre essa...

RESENHAS MAIS LIDAS

LEIA MAIS

Resenhas

Só por Hoje e para Sempre - Renato Russo
Entre abril e maio de 1993, Renato Russo passou vinte e nove dias internado numa clínica de reabilitação para dependentes químicos no Rio de Janeiro. Durante...
Espinho de Prata - Raymond E. Feist
Durante quase um ano, a paz reinou nas terras encantadas de Midkemia. Porém, novos desafios aguardam Arutha, o Príncipe de Krondor, quando Jimmy, o mais jovem...
Roleta Russa - Jason Matthews
Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de...
A Desconhecida - Peter Swanson
Uma história sombria, em uma atmosfera romântica e um quê de Hitchcock, sobre um homem que fora arrastado para uma trama irresistível de paixão e assassinato quando um antigo amor reaparece em uma noite de...

MAIS LIDAS

LEIA MAIS