[Resenha] Harry Potter e o Enigma do Príncipe - J.K. Rowling

1 de fev de 2013
Harry Potter e o Enigma do Príncipe - J.K. Rowling
Editora: Rocco
ISBN: 9788532527899
Ano: 2012
Páginas: 472
Página do livro no Skoob
Classificação: 

"Harry Potter e o Enigma do Príncipe" dá continuidade à saga do jovem bruxo Harry Potter a partir do ponto onde o livro anterior parou, o momento em que fica provado que o poder de Voldemort e dos Comensais da Morte, seus seguidores, cresce mais a cada dia, em meio à batalha entre o bem e o mal. A onda de terror provocada pelo Lorde das Trevas estaria afetando, até mesmo, o mundo dos trouxas (não-bruxos), e sendo agravada pela ação dos dementadores, criaturas mágicas aterrorizantes que "sugam" a esperança e a felicidade das pessoas. Harry, que acabou de completar 16 anos, parte rumo ao sexto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.O final de "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" é de parar o coração.
Resenha:
Me dói escrever essa resenha, de verdade. Terminei a leitura do sexto e penúltimo livro da série, simplesmente não estou pronto pra tamanho abandono, só tem mais um livrinho, gente, poxa!

Draco Malfoy é obrigado a seguir os caminhos do pai , por bem ou por mal e agora serve ao Lorde das Trevas, ele é um Comensal da Morte e terá uma tarefa a cumprir. Tarefa essa que Harry passará o livro todo tentando descobrir, mas parece que Dumbledore não percebe a que lado Malfoy pertence e isso é irritante, por que ele confia tanto nas pessoas? Severo Snape que realiza um Voto Perpétuo, é peça fundamental de toda essa equação envolvendo Malfoy e Voldermort. Agora que finalmente Dumbledore o confiou para cargo de professor em Defesa Contra as Artes das Trevas ele tocará o terror em Hogwarts, particularmente na vida de Harry. Exercendo a função de professor de Poções temos Horácio Slughorn, que retorna a escola de magia e bruxaria após ter ensinado nomes como Lílian e Tiago Potter e o próprio Tom Riddle. Slughorn foi um dos poucos professores novatos, entre tantos durante seis anos, que eu realmente simpatizei. Nem preciso comentar que ele terá um papel importante durante todo o livro, não é?

No sexto ano em Hogwarts, Harry terá aulas particulares com Dumbledore em seu escritório. Aulas que serão os melhores momentos do livro, sério, é legal demais a aproximação dos dois, bastante informações valiosas serão reveladas. Através da Penseira, Harry e Dumbledore viajarão nas memórias de diversos personagens que conheceram Tom Riddle. Eles estudarão a fundo a vida do Lorde das Trevas, desde o momento que ele se descobre um bruxo, ainda pequeno e tão destinado a maldades, até o momento em que ele resolve dividir sua alma em vários pedaços para se tornar imortal. Chegamos nas Horcruxes!

Potter terá uma ajuda especial nas aulas esse ano, através de um livro surrado da aula de Poções que pertenceu ao "Príncipe Mestiço" (ninguém faz ideia de quem seja). Com anotações valiosas e feitiços tão misteriosos quanto o dono, Harry tirará as melhores notas possíveis para desagrado de Hermione e encantamento de Slughorn. Ele se meterá em alguns costumeiros problemas. No final descobrimos quem era o dono do livro e sinceramente? Não imaginava mesmo!

Vale ressaltar também: os testes de aparatação que deixam todos os alunos de Hogwarts a flor dos nervos, o romance de Rony com Lilá, muito bom perceber o ciúmes da Hermione, divertidíssimo!, a loja de Fred e Jorge, sim, finalmente eles abriram! E o mais legal, vamos descobrir por que ninguém nunca passou mais de um ano no cargo de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas.

Achei o enredo tão diferente dos demais livros, meio que não teve um drama tão intenso em relação aos outros. Na verdade, drama não é a palavra certa, até porque eu chorei compulsivamente nos últimos capítulos, talvez a palavra certa seja "ação". É, esse livro foi com menos gás, talvez eu esperasse um ritmo mais frenético. Claro que muitos vão discordar. Vou confessar que demorei um pouco para conseguir resenhar, um dos personagens mais queridos por mim é morto nesse livro, eu simplesmente fiquei meio desolado. Sou desses que se apega aos personagens,não me julguem! E uma estória como essa é impossível não se envolver, admito que chorei os últimos capítulos inteirinhos. O que foram as conversas entre Fleur e Sr. Weasley, e Harry com Gina?

Mas vamos ao ponto principal de tudo isso, o que nos levará ao desfecho da saga no próximo livro. Voldemort ultrapassou o limite da maldade criando seis horcruxes, o máximo que um bruxo já havia chegado a dividir fora três vezes..  Lorde inseriu pedaços de sua alma em objetos que julgou valiosos e as escondeu. Na missão deixada por Dumbledore a Harry, ele terá que encontra-las e destruí-las para assim ter alguma chance de derrotar o Lorde das Trevas.

No final das contas eu amei o livro tanto quanto os outros.

"...E um dos dois deverá morrer na mão do outro, pois nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver..."

29 comentários:

  1. caramba vc está resenhando todos os livros
    sabe eu tenho peninha do draco as vezes ;w;

    ResponderExcluir
  2. Eu tb fiquei desolada e pensativa se leria os próximos...
    Mas eu curti, mesmo com menos ação... gostei de conhecer um pouco mais sobre o príncipe.
    Me irritava o Potter com aquele livro pra cima e pra baixo... kkkk

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Acho que quem gosta de HP gosta de todos, deve ser difícil escolher um né? haha

    ResponderExcluir
  4. Caramba quantos livros são no total, estou por fora msm, mas to gostando bastante dos livros. so falta compra-los.

    ResponderExcluir
  5. É estranho chegar ao final de uma série. Sempre ficamos com a sensação de vazio...

    ResponderExcluir
  6. Como nunca li nada e nem pretendo ler, fico meio que boiando. Mas já conhecia esse final, mesmo sem ter visto o filme e tudo mais.

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca fui fã de leitura sobrenatural, nunca li nada de HP. Mas assisti todos os filmes e quase todos no cinema. Curti bastante e admiro a autora mesmo sem ter lido nada dela ;)

    ResponderExcluir
  8. Esse livro pra mim é um dos mais "fracos", não que não seja bom, é ótimo sim, mas é leve. Vc vai descobrindo as coisas e zas, é um livro de descobertas. Eu amei.

    ResponderExcluir
  9. Quando eu cheguei nesse livro, já comecei a chorar sério, não estava preparada para tantos acontecimentos, sem falar que já me sentia orfã da saga. Fico feliz que você tenha gostado *-*

    ResponderExcluir
  10. Qts descobertas nesse livro neh? E com gosto de reta final...eu nunca me preparei para isso, mesmo sabendo do final...

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  11. Não tem como não gostar de todos, mas este não é um na minha escala de favoritos. É claro que todas as descobertas deixou a história ainda mais quente.
    E o fato de saber que estava no fim deixou o coração partido.

    ResponderExcluir
  12. não acredito que vc so postou uma resenha desse livro agora, um livro tão foda como esse, cheio de revelações e ate mais divertido, ja que a ordem da fenyx foi muito sombrio, mas um livro foda da serie

    ResponderExcluir
  13. As coisas acontecendo fora de Hogwarts, a escola virada num caos, as mortes, os comensais, a Ordem, tudo traz uma nova visão aos leitores e aquele ar "estudantil" dos livros não existe mais. Gostava de ler sobre a rotina da escola, sobre as aulas, os professores... Mas mesmo assim, a historia tem seu mérito.

    ResponderExcluir
  14. Um dos mais fracos, na minha opiniao :/

    Bjs,
    www.acervodemiss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. De todos os livros esse foi o que eu menos gostei e o que eu mais demorei pra ler tmb.

    ResponderExcluir
  16. Nem tenho muito o que dizer. Mas o que me deixou curiosa foi o porquê você e outras pessoas choraram com a história. Não me parece livro que nos ranca lágrimas. Acho que só lendo pra saber né? =)

    ResponderExcluir
  17. Gosto muito da Hermione com raivinha do Príncipe!! Se a sorte liquida existisse seria tão legal!!!

    ResponderExcluir
  18. Esse foi o pior filme, na minha opinião. Fiquei na expectativa do filme ser incrível após ler ao livro. Mas minha decepção foi enorme! Fiquei indignada!

    ResponderExcluir
  19. Esse, sem dúvidas, foi o livro mais fraco. Sem grandes coisas, nada de revelações que te tiravam o fôlego, nada de suspenses aterrorizantes. Fiquei um pouco decepcionada. A sua resenha ficou boa, mostrou o livro bem mais interessante do que ele, na verdade, é.

    ResponderExcluir
  20. Minha amiga é apaixonada por HP... eu já pelo contrário.. não gosto nadica... :x

    ResponderExcluir
  21. fiquei espantado com esse livro e com as revelações que ele traz, como o Príncipe Mestiço, sua saída de hogwarts e a morte de dumbledore

    ResponderExcluir
  22. Um dos livros mais tristes... (Apesar de não continuar gostando tanto de Dumbledore como eu gostava antes...)

    ResponderExcluir
  23. Fico arrepiado em saber que os personagens vão morrendo a cada livro, mas nada diferente a dos filmes.Fico triste de não ter lido os livros antes de assistir aos filmes.Espero que os próximos lançamentos não repita ao que eu fiz com HP.Mas em relação ao 6° livro foi divertidíssimo acompanhar suas palavras nesse post! valeu.

    ResponderExcluir
  24. Como eu disse, só li dois livro desta magnifica serie. Espero ter a oportunidade de ler os outros livros.

    ResponderExcluir
  25. Para mim, um dos melhores livros da saga.
    E para mim, ficou longe de ser o mais triste... Para mim, o último sempre será o mais triste.

    ResponderExcluir
  26. A saga mais que perfeita! Não tem como negar que sou apaixonada pelo que J. K. Howling escreve!

    ResponderExcluir
  27. Não li esta saga ainda, mas quero começar este ano ainda!! =)

    ResponderExcluir

Não esqueça de dar sua opinião nesse espaço.Seu comentário é muito importante.
O QUE ACHOU DESSE POST?

Resenhas

Alien - Alan Dean Foster
A tripulação da nave Nostromo é despertada antes do tempo de seu sono criogênico. Misteriosos sinais vindos dos confins do espaço são recebidos pelo computador de bordo, e a equipe é acionada para...
Star Wars: Um Novo Amanhecer - John Jackson Miller
Desde os terríveis acontecimentos em STAR WARS - Episódio III: A vingança dos Sith, quando todos os Jedi foram perseguidos e condenados à morte, Kanan Jarrus tem...
Eu, Robô - Isaac Asimov
Eu, robô reúne os primeiros textos de Isaac Asimov sobre robôs, publicados entre 1940 e 1950. São nove contos que relatam a evolução dos autômatos através do tempo, e que contêm em suas páginas, pela...
Nosferatu - Joe Hill
ictoria McQueen tem um misterioso dom: por meio de uma ponte no bosque perto de sua casa, ela consegue chegar de bicicleta a qualquer lugar no mundo e encontrar coisas perdidas. Vic mantém segredo sobre essa...

RESENHAS MAIS LIDAS

LEIA MAIS

Resenhas

Só por Hoje e para Sempre - Renato Russo
Entre abril e maio de 1993, Renato Russo passou vinte e nove dias internado numa clínica de reabilitação para dependentes químicos no Rio de Janeiro. Durante...
Espinho de Prata - Raymond E. Feist
Durante quase um ano, a paz reinou nas terras encantadas de Midkemia. Porém, novos desafios aguardam Arutha, o Príncipe de Krondor, quando Jimmy, o mais jovem...
Roleta Russa - Jason Matthews
Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de...
A Desconhecida - Peter Swanson
Uma história sombria, em uma atmosfera romântica e um quê de Hitchcock, sobre um homem que fora arrastado para uma trama irresistível de paixão e assassinato quando um antigo amor reaparece em uma noite de...

MAIS LIDAS

LEIA MAIS