[Resenha] A esperança - Suzanne Collins

30 de mai de 2013
 A esperança - Suzanne Collins
Editora: Rocco
ISBN: 9788579800863
Ano: 2011
Páginas: 421
Página do livro no Skoob
Classificação: 
A jovem Katniss Everdeen sobreviveu aos mortais Hunger Games não apenas uma, mas duas vezes, e mesmo assim ela não tem descanso. Na verdade, os perigos parecem estar se agravando: o Presidente Snow declarou guerra contra Katniss, sua família, seus amigos, e todas as pessoas oprimidas do Distrito 12.




 Resenha:
Esta resenha contém spoilers dos livros anteriores.

Katniss se tornou uma estrela e logo foi usada para apagar o incêndio da rebelião, cada passo seu é inflamável e tudo começou com aquelas amoras venenosas. No desfecho de Em chamas, o Distrito 13, até então inexistente ou morto para todos, organiza um levante, invadindo os Jogos Vorazes, o Massacre Quartenário, e resgatando Katniss. Peeta é deixado para trás e fica nas mãos da Capital. E é com essa sede de respostas que A esperança se inicia. O que aconteceu?

Se houveram mortes nos livros passados, esse veio pra deixar um rastro de sangue inesquecível. E como uma boa autora, Collins fez questão de matar personagens que para mim eram fundamentais para um final feliz. Os rebeldes do Distrito 13 querem derrubar a Capital de uma vez por todas, para isso Katniss precisa ser de fato a voz e o rosto da rebelião, os outros Distritos precisam soltar as amarras da Capital. Katniss precisa ser o Tordo. O tirano Snow precisa ser morto. Ainda há uma esperança para o povo de Panem.

Se a ausência dos Jogos Vorazes deixa o enrendo lento em alguns momentos, o lado sombrio e trágico está presente em todo o livro. Eu ousaria dizer que a escrita foi depressiva. Peeta foi dono das minhas indignações, eu apenas não consigo entender os motivos de tudo ter acontecido dessa maneira. Finnick, quem imaginaria a gravidade do seu segredo? Gale não teve um final bem explicado, ainda fico imaginando... Após salvar tantas vidas e ao mesmo tempo ser a responsável pela morte de tantas outras, Katniss tem sofrimento garantido até os últimos capítulos.

O desfecho da trilogia foi digno. Talvez não tenha me agradado tanto por não ter sido um final feliz para todos. Fugiu um pouco do que costumo ler. Collins ganhou mais um fã.

19 comentários:

  1. Acredito que quem não tinha o livro ESPERANÇA em mãos quando terminou de ler EM CHAMAS deve ter ficado desesperado. Eu fiquei. E o livro fez jus a toda trilogia com um desfecho MUITO BOM na minha opinião. Exceto pelo final romântico... mas como o romance não era a raiz do livro, eu perdoei!!! MUITO BOM!!!

    ResponderExcluir
  2. A Esperança é talvez para mim o melhor. Ainda em dúvida porque todos os outros são bons. Mas, é neste livro que pela primeira vez vemos Katniss lutando, não mais em uma arena, mas sim fora dela. Ela se vê em meio a uma revolução, e mais ainda sendo o símbolo desta revolução.
    Muitas pessoas queriam um quarto livro, eu ainda não sei se isso seria bom, mas sei que história tinha pra isso acontecer.

    ResponderExcluir
  3. Também não concordei com algumas mortes do livro. Fiquei meio triste. Mas, no geral, o livro é excelente!

    ResponderExcluir
  4. Amei sua resenha, tenho muita curiosidade para ler essa trilogia, mas acredito que o enredo do livro não é do meu tipo de leitura....
    :D

    ResponderExcluir
  5. Tenho MUITA vontade de ler todos os livros da trilogia Jogos Vorazes! A Resenha ficou perfeita. ;)

    ResponderExcluir
  6. Ana Maria :)07:19

    Por fugir de tantos clichês foi um final de trilogia incrível.

    ResponderExcluir
  7. Collins ganhou muitos fãs apreciadores de leituras empolgantes, sufocantes e envolventes como a dela e com um final e mortes inesperadas. Esperança não é meu livro favorito, sim cheguei a odiar peeta nesse livro mas ele lembrou muito katniss no primeiro livro e de como ela o despresava e o ignorava até ele começar a salva-la e foi o que ela fez, salvou peeta(spoiler**); Gale.. bem Gale.. quem quiser ver um outro final pra ele, leia fan fics de JV! Tem várias e algumas bem legais. Existem videos também de fãs reproduzindo o massacre quartenário do Haymitich e como foi o JV de Finnick e seu grande amor(Melhor fan-made) procurem o canal Distrito 13 no you tube! Essa trilogia é uma história que instiga e faz você rever conceitos sobre a sociedade e o poder na mão de alguém, te envolve aos poucos e te cativa. O tão criticado romance que ficou em 2º plano ganha seu espaço pelo amor que você cria por peeta no primeiro e segundo livro e até você não consegue ver Katniss sem ele, é meio como se ela ficasse com Gale, seria um final terrivel e pior. Você não enxerga outro final para Katniss a não ser com peeta e então o amor dos dois que é pra ficar no segundo plano se projeta. kkk' acho que falei demais. Mas é por que amo JV. Me ganhou pra sempre Sra. Collins *--*

    ResponderExcluir
  8. Li esse livro e particularmente da trilogia foi o que menos gostei (mas o que mais chorei) mas concordo com você quando ao desfecho do livro foi digníssimo mesmo não tendo um "Felizes para sempre" para todos mas foi ótimo e bem sensato quanto ao gênero do livro

    ResponderExcluir
  9. Apeser de ter gostado do fato de que algumas personagens que eu gostava terem morrido eu gostei do desfecho que a autora deu para a trilogia e entrou para a minha lista de favoritos.

    ResponderExcluir
  10. Estou louco para ler esse livro! Esperando muito ver a continuação de em chamas, essa historia está se tornando a minha favorita! Eu arrepiei com o 1º filme, nossa!, Gosto de coisas de poderes, mas no caso em JV é como um JOGO de humanos, um reality, sei lá, é mt bom isso

    ResponderExcluir
  11. pois é, parceiro, acabei dando uma sumida dos coments também, mas cá estou. Depois daquele combo de comentários seus no blog, não era menos do que minha obrigação! =)

    Eu não ia ler essa resenha, mas acabei lendo porque, afinal, eu já li os dois primeiros livros da trilogia mesmo =P

    pois é, eu sou chato e com C maiúsculo. Não gostei da história que Collins desenvolveu, pelo menos até o penúltimo paragrafo de Em Chamas. Só que a mizera deixou um gancho muito bom pro próximo livro, por isso ainda não descartei a leitura. Eu sabia que teria tragédias, então nem foi uma novidade (sim, eu sei quem morre hahaha)
    E será que essa ausência de Jogos Vorazes que você mencionou é compensada por outros eventos? Porque, cara, eu cansei de duas páginas descrevendo vestidos, e um parágrafo para matar três pessoas hahaha

    ótimo post, parça! abração!

    Pedro Almada

    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu realmente gostei da Trilogia Jogos Vorazes mais é isso SOMENTE GOSTEI não AMEI me apaixonei nem nada..Na verdade Katniis não me convenceu como protagonista, acho que ela foi um meio de atingir um objetivo e foi usada em momento nenhum vimos ela fazer algo porque era o certo mais sim porque ela queria..ela não pensou nas consequências dos seus atos nem nada...Em a Esperança acho que é aí que ela começa a tomar consciência que suas atitudes tiveram consequências que todos de algum modo pagaram por seus atos...Principalmente Peeta acho que ela não merecia ele..

    ResponderExcluir
  13. São dois em relação ao desfecho, Collins me surpreendeu apesar de nao ter gostado muito do terceiro livro, e as mortes nem fale, shausgaus pena que quando eu li eu nao tive reação em relação de certos personagens que morreram, acho que mesmo penoso foi merecido hahaha, eu toda má riariaira...
    :P

    sonholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Muito boa a resenha! Você escreve muito bem! Eu adoro essa série, o final desse livro eu achei perfeito. O que mais gostei é que a autora não usou aquele padrão maniqueísta que a gente tanto vê em novelas e em muitos livros de que o bem sempre vence o mal, o mocinho se dar bem e o vilão não.

    Abraços, Rafael Augusto.
    Enseada das Letras

    ResponderExcluir
  15. Amei *_* mais q perfeito esse livro

    ResponderExcluir
  16. Já li o livro e simplesmente amo a trilogia. Confesso que o livro que mais gostei foi em chamas, que a propósito estou louca para ver o filme, mas gostei bastante de a esperança. Confesso que fiquei triste com mortes em geral e com o estado de peeta e katniss ao final do livro. Fiquei feliz sim por eles estarem juntos e tudo o mais. Enfim, ano o livro. Excelente resenha!

    ResponderExcluir
  17. Não li ainda, mas já amo demais essa série. E sem contar que os livros são lindos e o box também.
    Ficará sempre em meu coração e na minha estante.

    ResponderExcluir
  18. Não li ainda,to tentando arrumar coragem pra terminar essa trilogia excepcional.Já garanto uma ressaca literária na certa. Pela resenha já percebi que vou sofrer horrores com o enredo e o seu desfecho e só de vc,Felipe, ter relatado que ficou indignado pelas cosias que o Peeta passou,imagina eu??rsrs Adoro esse personagem...:/

    ResponderExcluir
  19. Eu não li o livro, mas tenho certeza que ela termina com Peeta e Gale morre. A única coisa que realmente fiquei curiosa neste livro é se eu acertei no final. Uma amiga minha escreveu uma resenha sobre este livro e desde então tento tirar dela esta resposta, mas ela quer me obrigar a ler, enfim, acho que é isso.

    ResponderExcluir

Não esqueça de dar sua opinião nesse espaço.Seu comentário é muito importante.
O QUE ACHOU DESSE POST?

Resenhas

Alien - Alan Dean Foster
A tripulação da nave Nostromo é despertada antes do tempo de seu sono criogênico. Misteriosos sinais vindos dos confins do espaço são recebidos pelo computador de bordo, e a equipe é acionada para...
Star Wars: Um Novo Amanhecer - John Jackson Miller
Desde os terríveis acontecimentos em STAR WARS - Episódio III: A vingança dos Sith, quando todos os Jedi foram perseguidos e condenados à morte, Kanan Jarrus tem...
Eu, Robô - Isaac Asimov
Eu, robô reúne os primeiros textos de Isaac Asimov sobre robôs, publicados entre 1940 e 1950. São nove contos que relatam a evolução dos autômatos através do tempo, e que contêm em suas páginas, pela...
Nosferatu - Joe Hill
ictoria McQueen tem um misterioso dom: por meio de uma ponte no bosque perto de sua casa, ela consegue chegar de bicicleta a qualquer lugar no mundo e encontrar coisas perdidas. Vic mantém segredo sobre essa...

RESENHAS MAIS LIDAS

LEIA MAIS

Resenhas

Só por Hoje e para Sempre - Renato Russo
Entre abril e maio de 1993, Renato Russo passou vinte e nove dias internado numa clínica de reabilitação para dependentes químicos no Rio de Janeiro. Durante...
Espinho de Prata - Raymond E. Feist
Durante quase um ano, a paz reinou nas terras encantadas de Midkemia. Porém, novos desafios aguardam Arutha, o Príncipe de Krondor, quando Jimmy, o mais jovem...
Roleta Russa - Jason Matthews
Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de...
A Desconhecida - Peter Swanson
Uma história sombria, em uma atmosfera romântica e um quê de Hitchcock, sobre um homem que fora arrastado para uma trama irresistível de paixão e assassinato quando um antigo amor reaparece em uma noite de...

MAIS LIDAS

LEIA MAIS